Se você está aqui, imagino que esteja se perguntando: “Os textos ainda são importantes numa estratégia de produção de conteúdos para redes sociais?“.
Saiba que não está só, muitas pessoas que almejam usar as redes sociais como forma de divulgar seus serviços e fortalecer seus negócios também compartilham dessa dúvida.
Especialmente porque há muita desinformação e mensagens enviesadas sendo transmitidas por gurus e falsos especialistas de marketing sobre a relevância dos textos na internet.
Para que você não caia nessas falácias, vou compartilhar minha visão baseada em minha experiência de 3 anos como Redatora e Copywriter lidando com redes sociais e ajudando diversas pessoas a usufruírem do poder desses espaços.
E, principalmente, como alguém que também produz conteúdo profissionalmente e experimenta na pele diariamente o desafio de criar postagens estratégicas para destacar meu trabalho nas redes sociais.
🍿 Pegue sua pipoca, sente-se confortavelmente e fique comigo até o final!
O que está por trás das falácias
Com o advento do TikTok e a consequente mudança do algoritmo do Instagram, que passou a privilegiar a entrega dos vídeos curtos, muitos decretaram a morte dos textos nas redes sociais… Esse burburinho não é à toa, pois as gerações Y e Z têm consumido conteúdo de forma diferente das gerações anteriores e leem menos que as anteriores. Por exemplo, aSó que isso não significa que os textos perderam sua importância — de maneira nenhuma.
No tópico abaixo, detalharei os motivos pelos quais os textos continuarão relevante nas redes sociais.
Precisamos refletir sobre a relação: texto x vídeo
Com essas mudanças no cenário das redes sociais, a maioria das pessoas passou a tratar texto e vídeo como formatos opostos. Mas acontece que as coisas não são bem assim…
Aliás, você sabe de fato o que é um texto? Do ponto de vista linguístico, toda mensagem passível de interpretação pode ser considerada um texto.
Tendo isso em mente, vamos refletir sobre a produção de vídeo.
Seja para seu Instagram, ou para seu canal no YouTube; independentemente do objetivo traçado, há uma mensagem que você quer comunicar para seu público.
E como você garante que isso ocorra da melhor maneira possível num vídeo? Através de um roteiro, que nada mais é do que texto. Ou seja, mesmo em um vídeo, você está trabalhando com um texto, ainda que não perceba num primeiro momento.
Outro exemplo são as legendas, muito importantes no Instagram, Facebook e LinkedIn. Isso porque uma boa legenda gera mais comentários e faz a plataforma ver com bons olhos seu conteúdo, entregando-o para mais pessoas.
Você pode usar as legendas para:
✦ enunciar o tema de um conteúdo;
✦ aprofundar um assunto;
✦ colocar as hashtags da publicação.
Já o Youtube, por exemplo, utiliza os textos contidos no título, descrição e entre outros para definir quais vídeos performam melhor e que tipo de público que receberá cada um deles.É tudo sobre estratégia
Além disso, em se tratando do Instagram, precisamos lembrar que, mesmo que o algoritmo em certos momentos privilegie a entrega dos vídeos, os formatos de carrossel e imagens com texto não foram totalmente descartados. Inclusive, muitos perfis têm se destacado com esses formatos de conteúdo. O segredo? Estratégia! Você deve ter em mente que NADA na sua comunicação e produção de conteúdo deve ser feito ao léu ou para seguir a manada. Sempre antes de produzir algo, você precisa se questionar e considerar questões como:✦ quem é o público que quer atingir (idade, rotina);
✦ quais formatos essas pessoas preferem;
✦ objetivo do conteúdo;
✦ qual é a melhor forma de transmitir a mensagem que você deseja passar.
Assim, ainda que os vídeos tenham ganhado destaque, em muitos momentos, os demais formatos ainda fazem muito sentido. Variar os formatos é ótimo! Pois te ajuda a atingir pessoas com preferências diferentes, pois, mesmo que muitos gostem de consumir conteúdo em vídeo, ainda há aqueles que preferem ler.Para além das redes sociais
Se você ainda não se convenceu da relevância dos textos numa estratégia digital, fugindo um pouco do contexto das redes sociais: pense em e-books, e-mails marketing e landing pages. Percebe que todos eles são baseados principalmente em texto? Tudo isso mostra que os textos são FUNDAMENTAIS para qualquer estratégia no ambiente digital.
É por meio deles que uma marca:
✦ demonstra seu posicionamento;
✦ consolida sua identidade verbal;
✦ esclarece dúvidas acerca de seus serviços e produtos;
✦ cria identificação;
✦ gera conexão com o público-alvo etc.
Por isso, não se engane com falácias e modismos, nem com quem sai por aí replicando notícias para gerar pânico e caos em empreendedores e profissionais liberais que querem conquistar sua presença digital. Os textos não morreram! E, sinceramente, não acredito que haja a mínima chance de que isso ocorra algum dia. Afirmo sem medo: Textos são e sempre serão relevantes. Eles são a materialização da nossa comunicação seja ela escrita, ou verbal. O que pode (e vai acontecer) é o formato (tamanho, estilo, tom etc.) deles ir se transformando cada vez mais para seguir se adequando às novas gerações que estão nascendo e aos ambientes em que forem empregados. Quer criar conteúdos e não sabe como? Você está no lugar certo, aproveite para conferir os outros conteúdos aqui do blog.