Olá, Estrela! Primeiramente, boas-vindas ao blog da Memoráveis Conteúdos!
Não é de hoje que eu falo para as pessoas da importância de se ter canais próprios/ — site e blog — para a construção de autoridade.
Finalmente, resolvi sair do velho dilema “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, criei vergonha na cara e lancei este blog.
Por aqui, você encontrará estratégias, técnicas e insights valiosíssimos sobre marketing de conteúdo, copywriting, escrita estratégica para web e afins.
Quer saber o que me motivou a criar este blog e entender porque eu acredito que você também deve criar o seu?
🍿 Então pega a pipoca e boa leitura!
Mas Larissa, as pessoas ainda leem blogs?
Com certeza! Embora algumas pessoas tenham a ideia de que os blogs morreram e que ninguém lê mais, essa é uma crença totalmente errônea. Tanto é que você está aqui, não é?
Ao meu ver, isso acontece porque muitas pessoas ainda fazem uma associação com os primórdios dos blogs, época dos pessoais em que o objetivo era fazer uma espécie de diário repleto de relatos sem nenhum propósito e compromisso com o público.
Essa realidade mudou muito nos dias atuais, hoje, embora ainda existam blogs pessoais, o que impera e traz resultados significativos são os blogs empresariais e de nicho.
Eu te pergunto, quantas vezes por dia você usa o Google e abre um link para ver um resultado?
Tenho certeza de que são muitas! A maioria desses conteúdos que você acessa para se informar e sanar dúvidas são blogs e muitos deles são empresariais ou de nicho.
A verdade é que o blog é uma excelente fonte de tráfego orgânico e uma forma de levar a mensagem do seu empreendimento a mais pessoas, fortalecendo sua relação com seu público-alvo.
Vamos conferir os 9 principais motivos pelos quais você deve investir em criar um blog?
1 – Redes sociais são espaços alugados
Para começo de conversa, ao meu ver, empreendedores e profissionais liberais jamais devem ficar restritos às redes sociais! Essas plataformas são apenas um espaço cedido em que são elas que ditam as regras.
Além disso, a audiência obtida por lá, ao contrário do que muitos acreditam, não é do dono(a) do perfil, mas sim “emprestada” pela rede em questão.
Não acredita em mim? Sugiro que leia os termos de uso e serviço dessas plataformas e verás que o que estou falando tem fundamento.
Não são raros os relatos de pessoas que tinham perfis grandes no Instagram ou no Facebook e que, por algum motivo, perderam suas contas, seja porque foram hackeados, ou porque tiveram seus perfis bloqueados, fazendo-os voltar à estaca zero.
Eu posso afirmar que, se essas pessoas tivessem investido em trazer essa audiência para seus canais próprios — site e blog — teriam prejuízos muito menores.
2 – Marketing econômico e efetivo
Os custos para manter um blog costumam ser baixos, sendo essa geralmente uma alternativa muito mais econômica do que investir em anúncios pagos e em mídias tradicionais.
É claro que dá para ganhar dinheiro online sem produção de conteúdo, a questão é que é mais difícil porque as pessoas não vão te conhecer e ter um relacionamento prévio, por isso é comum que esses anúncios tenham um custo maior (quando falamos de Google ADS, por exemplo).
Além disso, através de um blog, é possível obter e acompanhar uma quantidade expressiva de informações e métricas que permitem melhorar a produção e otimizar o tempo e o dinheiro gasto na estratégia de marketing.
Com métricas precisas, é possível mensurar de forma mais efetiva o andamento do projeto e fazer melhorias constantes otimizando as ações e os investimentos.
3- Geração de autoridade
Através da criação e publicação de conteúdos ricos e que forneçam uma resposta para algum questionamento comum do seu público, você gera confiança nos leitores e também se posiciona como autoridade no seu nicho.
Além disso, ao investir nesse formato, você estará fixando seu nome e o da sua marca na mente dos seus leitores e aumentando as chances de que, no futuro, prefiram você à concorrência e venham a fechar negócios com sua empresa.
Falando por experiência própria, o blog é um instrumento valioso para destacar minha autoridade como Redatora e Copywriter especialista em Escrita Estratégica, servindo como um repositório dinâmico de minhas capacidades de comunicação e conhecimentos de marketing e escrita.
Dessa forma, funcionando efetivamente como um cartão de visita digital que meu público pode acessar para entender melhor minha perspectiva e competência.
4 – Maior tempo de vida dos conteúdos
Um dos grandes benefícios dos blogs é a longevidade de seus conteúdos em comparação com as postagens em redes sociais.
Enquanto nas redes sociais o alcance de uma postagem pode ser efêmero, perdurando por apenas minutos ou horas, os artigos do blog têm a capacidade de continuar atraindo visitantes e gerando tráfego orgânico por um período mais prolongado.
Isso ocorre devido à indexação nos motores de busca, permitindo que as pessoas encontrem e consumam o conteúdo mesmo meses ou anos após sua publicação.
5 – Diversas alternativas de monetização
Além disso, os blogs permitem diversas formas extras de monetização que nem sempre são possíveis nas redes sociais.
Algumas das formas comuns de ganhar dinheiro com um blog incluem:
✦ publicidade direta;
✦ links de afiliados;
✦ venda de produtos ou serviços próprios;
✦ patrocínios;
✦ assinaturas de membros.
Essa ampla gama de opções permite aos criadores de conteúdo diversificar suas fontes de receita e encontrar estratégias que se alinhem melhor aos objetivos e ao público-alvo do blog.
6- Aumentar a visibilidade da sua marca
Um blog bem gerido contribui significativamente para o aumento da visibilidade da sua marca.
Ao produzir conteúdo consistente e de qualidade, você melhora a presença online da sua empresa, tornando-a mais facilmente encontrada pelos motores de busca (e o melhor: por pessoas de qualquer lugar do mundo).
Isso resulta em maior visibilidade, alcance e reconhecimento da marca, o que é crucial para estabelecer uma reputação sólida no mercado.
Além disso, aproxima sua marca do público-alvo de maneira não invasiva e útil, promovendo um relacionamento de longo prazo e construindo uma base de admiradores fiéis da sua marca.
7 – Desenvolver habilidades de escrita e comunicação
Manter um blog requer prática constante na escrita e comunicação. Assim, é um terreno extremamente fértil para o aprimoramento dessas habilidades essenciais para qualquer empreendedor.
Nesse sentido, ao criar regularmente conteúdos para seu blog, você refina:
✦ suas habilidades de redação;
✦ sua clareza de expressão;
✦ e sua capacidade de transmitir mensagens de forma eficaz.
Com o tempo, sua produção evoluirá para conteúdos cada vez mais atraentes e envolventes, que servirão como um portfólio tangível de suas habilidades como comunicador e especialista em sua área.
Essas habilidades são transferíveis para outras áreas da sua vida profissional e pessoal, sendo uma potente ferramenta no seu desenvolvimento nesses dois campos.
Em minha experiência, manter um blog não apenas me enriquece como pessoa e profissional, mas também constrói uma narrativa coesa que ajuda meu público a perceber e confiar na minha expertise ao longo do tempo, o que me abre portas para novos negócios.
O blog, para mim, não é meramente uma plataforma de compartilhamento de conteúdos, mas uma extensão tangível da minha jornada e competência.
8 – Estabelecer networking e parcerias
A criação de um blog também oferece oportunidades de networking e parcerias interessantes.
Isso acontece porque, ao compartilhar seu conhecimento e se posicionar como uma autoridade em seu nicho, você atrai a atenção de outros profissionais, empresas e influenciadores que se conectam com seu jeito de comunicar e com suas soluções.
Essas conexões podem render:
✦ colaborações
✦ convites para eventos
✦ participação em projetos conjuntos
E diversas outras oportunidades que contribuem para o crescimento do seu negócio ou presença online.
9 – Compartilhar conhecimento
Eu sempre fui apaixonada pelo poder que há na internet de levar conhecimento para outras pessoas.
Por ser aficionada em estudar e aprender coisas novas sobre empreendedorismo, comunicação e marketing digital, já investi inúmeras horas e dinheiro em cursos, palestras, workshops e lendo blogs e livros sobre esses temas.
Além disso, minhas experiências anteriores com blogs e como redatora e copywriter me trouxeram bastante bagagem.
Por acreditar que se aprende muito mais quando compartilhamos e ensinamos o que aprendemos para outras pessoas, decidi criar este novo projeto que é o blog da Memoráveis Conteúdos.
Eu garanto a você que todas as publicações aqui serão recheadas de estratégia e insights valiosos para sua vida como empreendedor(a).
Esse conhecimento é fruto de muito estudo (alguns anos) e mão na massa durante minha jornada como redatora e blogueira (já tive outros blogs, mas isso é papo para outra hora…).
O melhor é que você terá acesso a todo esse conteúdo rico de maneira totalmente gratuita!
Peço apenas uma coisa a você: preste atenção ao ler!
As postagens aqui foram feitas com muito carinho e cuidadosamente elaboradas para você absorver, aplicar e ter resultados com as técnicas e estratégias que vou te ensinar aqui no blog.
Por fim, não poderia deixar de agradecer a
Agora, é contigo! Mergulhe no conhecimento compartilhado no blog da Memoráveis Conteúdos, explore as postagens, absorve as estratégias e aplique tudo que aprender aqui para transformar sua comunicação on-line.
E não esqueça de deixar seus comentários, sugestões e me marcar, é @memoraveisconteudos nas redes sociais. Vou amar te ouvir e interagir contigo! ♥
Abraços & prosperidade,
Larissa Konze