Ser um empreendedor de sucesso, na maioria das vezes, depende mais de bons hábitos do que de sorte ou acaso.
Ao analisar a história de muitos empresários bem-sucedidos, é possível notar que muitos deles adotam algumas práticas comuns que os impulsionaram a chegar aonde estão hoje.
A boa notícia é que essas ações transformadoras podem ser adotadas por qualquer pessoa que queira alavancar sua carreira e conquistar a vida que sempre sonhou.
Quer descobrir que hábitos tão poderosos são esses? Sente-se confortavelmente e confira este conteúdo até o final.
🍿 Então pega a pipoca e boa leitura!
1 – Estabelecem metas
“Pessoas com metas triunfam porque sabem exatamente para onde vão.”
— Earl Nightingale, radialista e escritor.
Como brilhantemente dito no livro Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Metas servem como ponto de partida para você montar seu plano de ação e conseguir cumprir seus objetivos maiores.
Para ser mais eficiente, recomendo que utilize o método SMART de definição de metas. Esse formato é mais inteligente e preciso, pois auxilia você a criar metas mais eficazes (inclusive é ele que uso em meu planejamento).
Critérios para uma meta ser considerada SMART:
✦ Específica — O que exatamente você quer?
✦ Mensurável — Como você sabe que atingiu seu objetivo?
✦ Atingível — Seja plausível! Essa meta é mesmo praticável?
✦ Relevante — Esse objetivo é realmente importante agora? Por quê?
✦ Temporal — Qual o prazo para atingi-lo? Seja específico!
2 – Sabem priorizar
Tentar dar conta de tudo é o caminho para o fracasso! Por essa razão, definir e seguir prioridades é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor ter sucesso.
No começo, é comum que os empreendedores precisem fazer todas as atividades do seu negócio sozinhos, porque, em geral, não têm verba para terceirizá-las ainda. Alguns também precisam conciliar o empreendimento pessoal com outra atividade profissional ou com estudos.
Esse acúmulo de tarefas deixa eles sobrecarregados e os faz sentirem que não estão evoluindo, o que gera desestímulo e vontade de desistir do empreendedorismo.
Priorização é indispensável. Sem prioridades, você perde tempo, fica sem noção do quanto avançou no seu plano e pode acabar estagnando.
Por isso, após ter suas metas definidas, verifique qual é a mais importante para seu objetivo e foque nela até conquistá-las. Depois, parta para a próxima prioridade.
Se você agir assim constantemente, logo terá seus planos realizados e poderá alçar novos voos.
3 – Conhecem e estudam constantemente o público-alvo
Para conseguir se comunicar de maneira efetiva com seu público e ganhar a preferência dele, é preciso conhecê-lo a fundo — esse aliás, deve ser o seu primeiro passo após definir um negócio.
Esse entendimento do público só é possível com:
✦ bastante estudo;
✦ muita pesquisa;
✦ constante interação constante com sua audiência.
Tenha ciência que o comportamento dos consumidores está em constante mudança. Diferentemente de quando o marketing começou, hoje em dia, as mudanças entre gerações e no mercado são muito mais ágeis.
Essas mudanças aceleradas devem-se, em parte, à globalização e, em parte, à tecnologia que cresce cada vez mais rápida. Além disso, o mundo cada vez mais digital torna os consumidores mais bem informados — já que são bombardeados de informação — e, consequentemente, mais disputados.
Esse cenário requer dos empreendedores agilidade e constante aperfeiçoamento, além da necessidade de manter conversas e pesquisas regulares com seu público, a fim de compreender melhor os hábitos, interesses e necessidades deles.
4 – São estratégicos
“A estratégia é uma economia de forças.”
— Carl Von Clausewitz, estrategista militar inglês.
Empreendedores de sucesso não agem ao acaso, há sempre uma razão em suas ações e uma conexão com seus objetivos maiores.
Por conta disso, defina um plano e pense em como cada ação aproximará você de seus objetivos.
Uma boa prática é ficar de olho nos passos da concorrência; no mercado como um todo e em quem já chegou aonde você pretende chegar para analisar seus erros, acertos e se inspirar.
Isso também vale para a produção de conteúdos: tudo que você publica deve estar alinhado com seus objetivos e planejamento para sua presença on-line e tudo deve ser pensado para seu público-alvo.
5- Planejam antes de agir
“Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir.”
— Salomão, rei de Israel.
Empreendedores de sucesso não agem ao acaso, eles refletem e planejam suas ações a cada passo que dão em sua carreira e, muitas vezes, na vida pessoal também.
Sem um planejamento, a chance de se perder no meio do caminho com atividades desnecessárias é grande.
Por exemplo, ao produzir conteúdo, eles planejam sua linha editorial, fazem e agendam as postagens com antecedência para não terem que ficar se preocupando constantemente com isso e, assim, otimizam o tempo que possuem.
6 – Saem da zona de conforto e assumem riscos controlados
“Nada é mais rentável do que investir em um negócio. Porém, para ele crescer e trazer retorno, é preciso orientação no meio do caminho.”
— João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos.
Para que seu negócio cresça e tenha competitividade, o empreendedor precisa sair de sua zona de conforto e assumir certos riscos.
Entretanto, isso não quer dizer que deva se aventurar às cegas e sem medida. Apenas os amadores e despreparados fazem isso!
O empreendedor inteligente sempre analisa previamente suas ações e, se não se sentir preparado, busca por orientação e conhecimento antes de tomar qualquer decisão.
Somente após ter analisado e calculado com calma as variáveis e consequências daquela situação, se concluir que é sensato e vantajoso para si e para o seu negócio, ele assume o risco.
7 – Estudam continuamente
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
— Oliver Wendell Holmes Sr, médico e poeta.
O mercado atual é bastante acelerado, há sempre novas tecnologias e tendências surgindo, além disso, a concorrência é muito alta.
Logo, é fundamental acompanhar o mercado e seus avanços tecnológicos, vide casos como Kodak, Toshiba, Polaroid, Xerox que faliram por não inovarem.
Por essa razão, é vital que você esteja sempre informado não apenas sobre seu ramo, mas sobre o mundo como um todo, especialmente sobre os aspectos que envolvem sua empresa.
Temas como vendas, atendimento, marketing, branding, produção de conteúdo etc. são importantes para o sucesso do seu empreendimento e para seu crescimento pessoal.
Vale dizer que esse estudo deve ser contínuo e é por isso que todo bom empreendedor é ávido por conhecimento.
Onde encontrar esse conhecimento?
A internet está recheada de conhecimento gratuito em cursos e vídeos que são excelentes pontos de partida para aprender qualquer tema que se possa imaginar.
Mas, se quiser um conteúdo mais profundo (e tiver condições), invista em materiais pagos (cursos, livros, e-books). Eles costumam ter curadoria, ser mais organizados e ter acompanhamento mais próximo com o professor ou autor, facilitando o aprendizado.
Por exemplo, aqui no Blog da Memoráveis, você encontra materiais valiosos sobre produção de conteúdo e escrita estratégica para web que vão ajudar sua empresa a se destacar on-line.
8 – Aprendem com os erros e não desistem
“É ótimo celebrar o sucesso, mas mais importante ainda é assimilar as lições trazidas pelos erros que cometemos.”
— Bill Gates, fundador da Microsoft.
Empreender não é uma tarefa fácil, não são todos que conseguem lidar com a vida de empreendedor.
É inevitável que, durante essa jornada, ocorram erros, dificuldades e problemas, a diferença está na forma como os empreendedores bem-sucedidos lidam com esses tropeços, usando-os como aprendizado e combustível para continuar.
O sucesso não vem da noite para o dia, é preciso ser paciente e persistente para chegar lá. A principal diferença do fracassado e do empreendedor bem-sucedido é que o segundo é aquele que não desistiu até fazer dar certo.
9 – Investem em seu negócio
“Eu nunca conheci nenhum pessimista bem-sucedido.”
– Jorge Paulo Lemann, 2º homem mais rico do Brasil.
Muitos empreendedores querem crescer, mas não estão dispostos a investir nenhum centavo no próprio negócio. Isso demonstra descaso, insegurança com o próprio empreendimento e uma evidente falta de planejamento.
O mercado atual é muito concorrido, são inúmeras marcas tentando ganhar espaço na mente dos consumidores e se destacar entre os concorrentes. Então, se você quer que seu negócio prospere precisa ter pensamento de investidor.
Assim, certos investimentos acabam sendo quase que obrigatórios para se ganhar alguma notoriedade, como, por exemplo:
✦ identidade visual;
✦ registro de marca;
✦ criação de site (domínio, hospedagem, layout etc.);
✦ criação de blog
✦ escrita estratégica (identidade verbal, copy, SEO etc.)
✦ produção de conteúdo;
✦ anúncios etc.
A ideia aqui é gastar um pouco para ter mais retorno financeiro depois. É claro que, se você é um microempreendedor ou um profissional liberal iniciante, deve ser prudente e investir apenas no que for necessário, deixando luxos para o futuro.
10 – Sabem a hora de delegar
“Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”
— Steve Jobs, cofundador da Apple.
Com o crescimento de uma empresa, aumentam também as atividades e obrigações, com isso, é certo que com o tempo você precisará delegar algumas atividades.
Como disse anteriormente, a sobrecarga é bastante prejudicial tanto para sua criatividade quanto para sua saúde física e mental do empreendedor.
Por isso, é fundamental que, conforme for crescendo, você se planeje e separe verba para poder delegar algumas atividades.
O ideal é que o empreendedor foque em sua atividade principal e no crescimento do negócio. É assim que você irá conseguir fazer seu negócio escalar!
Por isso, assim que puder, delegue funções como:
✦ atendimento;
✦ produção de conteúdo;
✦ design;
✦ gerenciamento de redes sociais;
✦ vendas etc.
Pense também em automações possíveis, ferramentas e serviços que antes eram dispensáveis, mas que agora podem significar mais agilidade e escala para sua empresa.
Saber a hora certa de delegar é fundamental para que o empreendedor possa focar em sua atividade principal sem comprometer o caixa da empresa.
Tenho certeza de que, se você adotar esses hábitos, será melhor sucedido e terá uma vida mais tranquila e organizada.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as postagens aqui do blog para encontrar mais insights sobre
Abraços & prosperidade,
Larissa Konze